quarta-feira, 30 de julho de 2014

Maratona do Rio 2014

No dia 27 de julho aconteceu no Rio a Maratona Caixa, prova maravilhosa pelas belas paisagens, entretanto, a cada ano que passa pior em organização.
Na sinceridade, a retirada do kit foi um lixo. Construíram uma cidade com lojas, como a expo do IM, mas sem entrada liberada, e sim uma fila quilométrica. Se não bastasse, assim que conseguisse o acesso, havia ainda a fila verdadeira para a retirada do kit. Quem quer ficar a véspera de uma Maratona em pé esperando horas pra pegar a porcaria de um número de peito e chip?? Fora que acho incoveniente e desagradável essas expos da vida. Eu eu quiser comprar algum artigo esportivo eu vou comprar com o melhor preço que com certeza não é ali e naquele momento. Mas o capitalismo...

Sem mais stress..
A largada foi bem pontual, e a corrida é espetacular!
Levei meus géis todos e foram muitos, mas mesmo sem precisar, fiquei decepcionada em saber que a organização oferecia para os atletas apenas água e gatorade! Sinceramente...

Larguei bem na frente, e demorou 10 segundos pra passar no tapete. Mesmo assim demorou mais de 1km pra conseguir ultrapassar o pessoal no geral e ir encaixando um ritmo. Passei o primeiro km mais devagar, pra 4'45'', e fiquei feliz por ter largado assim, porque se saio muito forte a prova vai por água abaixo - em 2011 fiz o primeiro km a 3'55'' porque larguei na fita.- Acelerei e mantive a paciência. Encaixamos um ritmo bom e fomos em pelotão. Como é bom correr com homens e vários "coelhos"! 

No início da corrida, passamos vários atletas de categoria especial, pois sua largada foi um pouco antes da nossa. Passei por um corredor deficiente visual com guias, e outro corredor com amputação dos dois braços. Passei e parabenizei, porque não vejo nenhum exemplo mais positivo do que este no esporte! Esses, com certeza, são heróis, que enfrentam dificuldades diariamente, em ações que consideramos naturais e simples! Eles merecem respeito e muita admiração!!

Continuando; nós seguimos bem até os 9km, e achei melhor segurar mais, porque passaríamos no 10km com 42 ou até abaixo. Segurei um pouco pra manter o ritmo constante, alguns homens do pelotão estavam forçando para correr progressivamente, e achei arriscado já fazer isso naquele ponto da prova. Não olhei para o relógio mais, segui na percepção e mantivemos um ritmo constante e bom. Passamos a marca da metade da prova com 1hr31'. Achei realista e a meta era então manter a segunda metade. 
Mas é ai que a prova começa! Até então o percurso era linha reta, orla. Dos 21 aos 42 o percurso muda! Entramos em subidinhas, em mudanças de direção, percurso quebrado, e ai que começei a sentir no km 25. Mesmo assim tentei manter, pois começei a ultrapassar todos os homens do pelotão original que tinham acelerado no km 10 e me deixado pra trás com 500m. Passei todo mundo já descendo da "serrinha" do Vidigal. Todos os meus coelhos tinham quebrado. Fui sozinha, até que encontrei um único menino que tinha sobrado do pelotão original do início da prova, e que tinha ido pra frente. Ele estava quebrado, mas no km 30 eu estava com as pernas travadas e o baço pâncreas dava sinal de dor. Senti que se não conseguia acelerar, então desacelerei. Senti que se acelerasse mais do que aquilo ia ter câimbras em ambas as pernas. Praticamente joguei as toalhas. Reencontrei com ele e fomos juntos até o funil final.
Me dei por vencida! Minhas pernas respondiam mal e acabei adotando a estratégia de aumentar a cadência da passada com ela mais curtinha mesmo e isso foi rendendo mais! Não olhei no relógio e desencanei do tempo de prova. Queria terminar, só isso! Doía demais! Estava me arrastando!

Quando entramos no funil em que faltam 2,2km, estava cansada e desanimada! Apareciam homens cheio de energia para finalizar a prova e eu lá, na mesma! Até que faltando 1km, reanimei, acelerei e mal pude acreditar no tempo de prova! Apesar da auto derrota final, consegui fechar a maratona pra 3hr09'40''. 
A torcida gritava dizendo que era a primeira mulher a terminar.
Lógico que a elite feminina largou 30' antes e tinha um relógio separado; foi uma prova a parte da minha. 

No final, chequei os resultados e foi isso mesmo! Primeira mulher amadora a terminar a prova!
Não acho certo me colocar como 11 geral feminina, porque a elite fez outra prova. Certamente se tivesse largado junto com elas, minha prova teria sido totalmente diferente. Competição é forte, não tem homens "coelhos", é você contra elas e tudo muda... Também veriquei que várias meninas da elite terminaram com tempo próximo (3hr09') ou acima do meu. Mas acredito que a prova delas tenha sido mais dura do que a minha, então não posso comparar e nem concluir nada.

Se um dia eu largar na elite, posso contar como é uma prova dessas. Agora a única conclusão que eu tiro é que as quenianas brincam com as outras corredoras! Lideram de ponta a ponta, e a disputa fica entre elas. Incrível correr 42 para média de sub 4'-4'! 

Agradeço ao meu coach Ricardo Dantas (Oxigenação), a Sportler Suplementos, todos os meus apoiadores, Bike Fan, Elo Academia.
Agradeço ao Rafa, meu namorado pelo apoio e Karina e Marcelo por nos acolher tão bem!


Não foi sub 3hrs, mas agora rumo a novos desafios!




Aproveito o livro de Lars Grael, neste clima de admiração por estes atletas, finalizo com:

"Há homens que lutam um dia e são bons.
Há outros que lutam um ano e são melhores.
Há aqueles que lutam muitos anos e são muitos bons.
Mas há os que lutam a vida toda e estes são os imprenscindíveis." Bertolt Bretcht 

Nenhum comentário:

Postar um comentário