segunda-feira, 11 de junho de 2012

Tudo é questão de tempo



Eu acredito que quando temos determinação, alcançar o objetivo é apenas questão de tempo.  Para mim, tempo é tudo, basta acreditar.

Na semana pós IM, recebi um email daqueles que nós, triatletas IM, enviamos para agradecer e mandar uma mensagem mais poderosa. Nele, ela dizia que nos seus 12 anos de triathlon sempre teve resultados expressivos, facilmente, sem treinar direito.  Apesar de admirar isso, comigo é diferente; o oposto.   
Eu, na minha vida, sempre acreditei que nasci sem talento algum. Sempre me ESFORCEI MUITO e me DEDIQUEI muito a tudo; estudos, esporte, qualquer coisa; tudo. 
Hoje, enxergo diferente. Acredito que, talvez, essa minha determinação a fazer tudo e qualquer coisa, seja o meu talento. Posso estar errada, mas prefiro pensar assim.

Quando as pessoas –a maioria- me falam “Mas você corre muito! Você voa! Etc etc”. 
DESCULPE, mas eu sou uma m%$^& de corredora. Eu faço isso desde 12 anos – com 13 já corria 12km só de subidas. Se eu coresse 10km pra 30`aceitaria o elogio. Agora se eu corro 38`-39`em plano e 40`-41`com subidas. Desculpe, não sou uma boa corredora; que o diga as quenianas e etiopes.

O triathon pra mim, sempre foi um desafio. Quando terminei meu primeiro short, me senti a maior “buesta”da face da terra. Primeiro, não senti prazer algum em fazer uma prova de 1hr. Segundo, fui quase a última a chegar.  Terceiro, não sei.. O que sei é que desta data em diante, prometi pra mim mesma que iria treinar direito e evoluir sempre para NUNCA mais me sentir assim. 
Tudo bem, que esse sentimento, ainda insiste em aparecer em algumas provas; mas tudo é aprendizado. Tudo é questão de tempo; de olhar para trás e perceber o que aconteceu, o que significou;  o que foi aprendido...Alguns fatos e momentos só fazem sentido mais lá na frente... 

Hoje, dia 11 de junho, fiz minha inscrição oficial para o Ironman World Championship. 
Fiquei muito feliz, porque para mim Kona é minha Olimpíadas. 
Eu tenho uma história marcada lá. O lugar, para mim, é mágico. Tenho muitas estórias das semanas que fiquei lá em 2010 – foram muitas! -; aprontei muito, aproveitei muito, treinei muito. 
O desejo de voltar permanece antes mesmo de ir embora. Incrível essa experiência.

Hoje, fiz um treino de rolo com um video de Kona 2011, o meu ano ausente, e simplesmente fiquei muito mais feliz –se for possível. Me sinto MUITO honrada de poder estar lá novamente, largando com todos os 2 mil atletas, pois todos eles têm uma história especial para ser contada. Essas  pessoas me inspiram, e me sinto muito honrada de poder fazer parte deste grupo.

Há 2 anos desejo voltar a Kona. Em 2011 após um sofrido –a prova mais sofrida fisicamente-  terceiro lugar em St. George, aceitei a derrota de cabeça erguida e acreditei que meu caminho naquele ano não era aquele. Realmente me dediquei a mudança da minha vida – mudança de cidade, de emprego, de casa, de tudo. E nada é por acaso. Tudo tem seu tempo e tudo se encaixa na sua devida hora, caso contrário, talvez não teria essa gana de estar lá, e realmente entender o seu significado para mim e para minha vida.

Este ano, o Ironman World Championship será meu 9º IM, e certamente um IM muito especial, pois estarei dividindo com minha irmã gêmea.  Este será o seu 3º IM.  Há 4 anos, estávamos juntas em Kona, mas apenas eu estava competindo. Este ano, estaremos nós duas, fazendo, pela primeira vez, um Ironman juntas, e logo em Kona.
Para quem não sabe, em 2008 a Cintia não era triatleta. Após estar em Kona, ela resolveu começar no esporte, e em 2009 iniciou o treinamento e os shorts. Se tem algo de que gosto muito é o fato de poder dividir com ela este esporte; e agora o Ironman do Hawai.
Vou terminar essa nostalgia logo; mas uma coisa é certa; a Cintia vai me ajudar muito confundindo minhas/nossas “concorrentes”durante a competição.  Essa será a melhor estratégia possível dentro de uma competição. Rsssss.

Um comentário: