sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Treinamento por água abaixo

Nessa semana nao me sentia assim, desde de o ano passado, na semana do 70.3 de Penha. Cansaco, fraqueza, dor de cabeca, fadiga generalizada, FC alta, falta de ar ao subir um morrinho (como se estivesse fazendo treino de VO2), fadiga localizada em ritmo baixo (formigamento local), etc e tal.


Overtraining?

O que seria?

Gracas a minha vida de atletinha desde 13 anos, correndo. Consegui descobrir o que era ao longo dos anos.
Existe uma controvérsia muito grande nessa área. Principalmente de médicos.

Com todo o respeito aos médicos. Tenho tia e vô médicos. Mas toda vez que fui em um, eu mesma já apontei meu diagnóstico e fui porque precisa de receita, isso e aquilo, diabo a quatro. E toda vez é uma novela. Quando eles nao sabem o que é, é sempre toma um antiinflamatório e vai ficar legal.

Legal uma ova.

Todo mundo sabe que eu nao tomo remédio pra nada em hora nenhuma. Nunca.
Nao tomo.

Atleta é o indivíduo que mais se auto conhece. Que desenvolve seu corpo. Trabalha com ele. Observa-o o tempo todo. Tem uma auto percepcao do que está acontecendo dentro e for a dele, fisiologicamente, psicologicamente. Eu pelo menos sou assim, e acredito que todos os atletas sao também. Hoje sei, por exemplo, quando vou fazer teste máximo de campo ou laboratório, como meu corpo vai acabar reagindo diante de um protocolo até acabar o teste. Eu sei porque eu sinto e porque observo.

Era quinta feira e estava em desespero. A prova era sábado. Tinha treinado muito pra fazer, e na verdade era a ÚNICA prova que consegui pagar e executar do IM Brasil para o IM de Kona 2010. Tinha que sair em ritmo de prova, legal, servia como preparacao para o Mundial. Mas sintomas assim sao meio “soltos”. Domingo estava cansada, pensei que era só cansaco. E fui seguindo em frente nos treinos e observando, quando chegou quinta, pensei F%## ! Fui atrás da minha amiga médica e falei o que estava acontecendo e o que precisava pra ver se em 2 dias conseguia amenisar isso. Como a maioria dos médicos ela me falou que nao tinha nada comprovado cientificamente, isso e aquilo, MAS como é atleta também, me conhece e sabe o que significava pra mim, me deu vitaminas complexo B. Que desde lá, sei que posso tomar pra dar up.

O que acontece comigo é normal de qualquer atleta que seja mulher. E resolvi escrever aqui porque sei que pode ajudar muitas atletas mulheres que nao percebem ou nao sabem que isso nao é overtraining, e sim, relacao direta com o ciclo menstrual e nível de progesterona no corpo. Nao importa se existe controle desse ciclo ou nao (pílula), ele vai ocorrer naturalmente ou desordenadamente, como acredito na maioria das atletas.

Consegui ter acesso a uma tese de mestrado de uma aluna da UFSC e assim que fui lendo, fui ficando muito mais tranquila. Era tudo o que eu observava, tudo o que dizia. Nao compreendo porque os médicos nao conseguem ter bom senso para compreender de maneira racional e tranquila os atletas, populacao especial que sempre existiu e sempre vai existir. Já fui em médico que dizia ser especialista em esporte, e mal compreendia de treinamento. Me olhava com cara "Vc é um álien" enquanto relatava minha rotina de treino, e me criticou porque dependendo da fase de treinamento nao tinha dia off. Se os atletas que visam desempenho forem ouvir o “bom senso” dos médicos do que for considerado apropriado, nao vao ser atletas, e sim praticantes de exercício físico.

Pois entao, é possível aplicar muita forca a um movimento e nao ter rendimento nenhum?!

E se sei!

Ontem eu estava quase chorando de dor na natacao e nao saia do lugar. Uma das series era 4 x 10`. Meu treinador perguntou, "Lu vc está pesada?!" Eu falei que estava destruída. E na hora ele falou, "Ué, mas vc nao tirou o dia off, no feriado (santo Deussssss)? ". Eu falei "sim! Deve ser hormonal entao".

Nao sei se ele entendeu ou nao. Olha o erro. Segunda estava mal. Terca também. Ontem tinha treinos longos e fortes. Falei , vou descansar, porque faltam 2 meses para competicoes e já estou me sentindo num ritmo decrescente essa semana. Nao era acúmulo de treino.

Odeio errar. O descanso serviu pra nada.

Esses dias de fraqueza, diminuicao da velocidade e forca pra mim podem permanecer por 2, 3 dias ou até 8, 9 dias.. sim! Haja paciencia!

Por falar em paciencia acredito que as mulheres atletas sao aquelas com maior paciencia! E as mais acostumadas a sentir dor e fazer forca. Sempre brinco que qualquer Zé Ruela que treinar 2 meses de corrida comeca a correr mais rápido que eu. Porque os homens nasceram assim. Nao tem como negar ou discutir. Se usassem melhor o que receberam, estariam ainda mais na frente das mulheres em todas as modalidades. Hoje, gracas a grande paciencia e forca das mulheres, pode-se observar que elas estao dominando as modalidades no cenário esportivo. Por exemplo, Crissie Wellington no IM, por exemplo, a Poliana na maratona aquática.

Que as atletas e os treinadores homens que orientam atletas mulheres abram os olhos. Isso é realidade e básica! Se um detalhe desse nao for controlado para que as atletas atinjam seu melhor desempenho e na melhor fase do ciclo nas competicoes, o treinamento vai por água abaixo!
Eu aprendi depois dessa. Apartir dai, eu vejo as datas das competicoes principais, que hoje em dia sao poucas, mas sao, e conto nos dedos a pílula. Eu tenho controle completo e quase sempre imendo uma cartela na outra.
A única surpresa que fica é em qual dos ciclos eu nao vou render nos treinos por alguns dias.. Treinar sem rendimento é péssimo, e desmotivante, mas também é treino. Enfatize a técnica, coordenacao, e todas correcoes que sao deixadas pra trás quando se treina atrás de tempo, forca e velocidade. Vai acabar rendendo também!

3 comentários:

  1. Veja este vídeo

    http://www.ted.com/talks/view/lang/por_br//id/1067

    Veja pausadamente e com calma, pois é muita informação

    vídeo do blog do Andre

    ResponderExcluir
  2. Lu, muito legal vc dividir isso.
    Espero que outras mulheres encontrem seu texto.
    Eu tb tenho medo de médico.
    Eu tenho uma experiência grande com dores nas costas, não me medico qdo estou travado. Ou me alongo ou vou no osteopata, mas me assusto com as pessoas que tomam anti-inflamatório ou usam aquelas cintas. Acho uma senhora sacanagem. Mas, é mais fácil o cara acreditar no médico do que em um cara de 2 metros de altura que tem duas hernias na lombar e que corre e não sente nada.

    ResponderExcluir
  3. Ciro, esse vídeo é sensacional! Esqueci de relatar, mas quando corra os 10m, pensei o tempo todo na estória da "Under under dog" que ganhou da monstra favorita!
    Xampa, valeu pelos comentários! Gosto muito!

    ResponderExcluir