quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Fila Night Run

Semana passada estava meio down, como relatei no último post. Sábado de manha combinei com o Murilo e os meninos de um pedal. Como todo sábado, saímos as 7 da Lagoa, dessa vez com mais gente. Saímos em 8, e saí tocando terror. Como cada um ia fazer uma distancia diferente, iam fazendo retorno antes, e eu seguindo em frente. Acabei mudando de idéia na estrada, e fazendo o retorno com o que sobrou, Muru e Rafa em Mogi Guacú, pensando que se pedalasse 5 horas ou mais, nao ia conseguir correr a noite. Na realidade, estava pensando como ia conseguir voltar depois de ter puxado tanto a ida. A volta é sempre mais chata, as subidas sao sempre piores.
A volta eu desencanei total. Parei de me matar nas subidas, pensando que precisava ter algum tipo de recuperacao, caso contrário nao ia conseguir subir um degrau de escada, e muito menos correr. Perto do pedágio dei bencao para os meninos e segui sozinha atrás, pensando em girar legal e voltar bem tranquila. Eles apertaram um pouquinho e foram. O treino tinha sido forte. Bem forte, mesmo com a volta soltando e no final soltando mais. Cheguei em casa, banho, coca, coca, coca. Uma massa com legumes. Um sono de 3hrs. Uma massagem. Uma coca com whey. Uma vontade ZERO de correr. Zero. Motivacao nenhuma.
Minha madrasta tinha pago a inscricao, ápós um 2 geral na meia maratona em Floripa sem inscricao, ela fez um acordo, em que todas as provas de corrida, eu fizesse a inscricao com o intuito de estar sempre a frente e aparecer mais. E como ela ia correr tranquilamente  mesmo, só pegava os brindes do kit, camiseta, etc e tal, e corria na pipoca, pois como sabia que se dependesse de mim eu nao pagava, ela achou um bom "investimento" de família. Uma ajuda.
Entao, eu fui.
Aqueci, alonguei, e larguei na Zona da Elite. Pensei que o perfeito era fechar os 10km pra 40`, considerando a dificuldade do percurso, com muitas subidas, mas ai considerando a fraqueza que senti no aquecimeto pensei que correndo abaixo de 44`, estaria satisfeita. Sai com meu amigo como tínhamos combinado. Grudei na 4a colocada, e até o km 4, era possível ver a 1, 2 e 3 tudo seguida em uma distnacia de 500m. E eu e a 4a duelando, a corrida inteira. Km 5, fechou uma volta, meu amigo ficou pra trás, eu percebi que a 4a sentiu o baque, ataquei, acelerei, duelamos. Foi bonito! Consegui passar de trás, pro lado, do lado pra frente, no km 8, tinha passado e acelerando para que ela nao chegasse mais.
Os últimos 3km foram complicados, a corrida juntou com o pessoal da caminhada, que fechava todo o espaco. Quanto grito eu dei. Meu Deus. Sai do caminho! Foi de morrer, corrida em obstáculo.
300 metros pra fechar, eu escuto anunciarem a 3a colocada chegando. E asism fechei, 42`30``. 4a geral.
Satisfeitíssima, porque foi uma corrida muito concorrida. Primeiro lugar, eu já sabia quem ia ganhar, pois a vi aquecendo comigo. Segundo foi a Vanessa Gianini, 3o uma que nao sei o nome, mas sei que ela corre bem desde que eu nasci.
Considerei meu treino de manha, minha semana de trieno, e as condicoes que estava, e o percurso. Fiquei feliz.
Fico mais feliz ficando em 4o em uma prova bem concorrida com um tempo desse, do que ganhando uma prova no sul, com um tempo maior. As corridas do sul sao muito pouca concorridas. Poucos atletas fortes. Poucos atletas em geral, imagina mulheres. Percursos geralmente fáceis. Em Floripa, Beira Mar, toda plana. Traquilo de correr, fácil ser rápido.
Sabe o que me irrita dai, pessoas que nao correm bem, ficarem bem posicionadas. Com o aumento no número de corridas; até nas cidades pequenas agora elas existem.
E ai o que acontecem, essas pessoas  viram "Posers", se acham Pop Stars. Gente, quantas mulheres eu já conheci, inclusive recentemente,  do Sul, de Rio do Sul, por exemplo. Pega uma, duas ou tres corridas, ficaram em 2, 3 lugar, caramba, se acham a Rainha da Cocada Preta. Se em Floripa, capital, a concorrencia já é de dar risada, imagina Rio do Sul.
Ai que vontade de vomitar. Um porre. Sabe o que eu faco quando conheco gente assim? Que tira vantagem de ser além do que é?! Finjo que nao sou atleta. Que nao corro. Que nao sou triatleta. Que nao sou faco porcaria de nada. Porque imagina os argumentos de uma pessoa dessas ao voce falar um resumo do teu histórico de atleta. Pior ainda, imagina a energia ruim que um ser desses joga em cima de voce. Melhor nem pensar, nem falar. Sair de perto. E fugir. Nao encontrar mais.
Pra mim "Poser" é a pior espécie de "atleta"que existe. Porque se é que é atleta. Ë semi-atleta. Pra mim que nao treina mais de 3hrs por dia nao pode ser considerado atleta nao. É atleta de mentirinha. Aqueles que vao na padaria, no casamento, na igreja, em qualquer ocasiao, de blusa de corrida Y e Z, de viseira e meia de compressao porque 2 anos atrás completou um IM.
"Poser" é o nome que apelidei carinhosamente esse tipo de gente. Que fala, fala, fala e na hora do vamos ver, nao faz porcaria nenhuma. Fala tanto, que nao treina. Só fala. O apelido surgiu quando fui fazer uma ultra em 2007, quanto gente com camisetinha BadWater do caramba. E na hora do vamos ver..
Vou te falar, ultramaratonista GERALMENTE é bem mais humilde e tranquilo do que triatleta. Mas o legal dos "Posers" é que eles se encontram em todo tipo de prova, corrida de 2km, ultramaratona de 50km, fast triathlon, IM entao, nem se fale.
Eu corro literalmente desse povo ai.
Humildade vem primeiro. Quem sabe de onde veio, sabe aonde quer chegar. E um dia chega, nao importa a distancia do percurso.
E obrigada, Ricardo Dantas, coach. Está sempre presente no meu pensamento em todos os treinos, corridas e triatlhon.

6 comentários:

  1. hehehehehehehehe

    Ta brava!
    mas brava com razão

    ResponderExcluir
  2. Caracas !!! Coca com Whey !??!1 Putz. Isso deve levantar defunto!

    Posers ? Eu acho eles um saco e no tri é muito pior é um tal de carbono, aero isso, aero aquilo que meu Deus. Aero chatos !!!!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, é impressão minha ou você ficou nervosa com a situação? :-))))

    Olha, adorei o lance dos "Posers" - o cara que usa meia de compressão mesmo dois anos depois do IM...Muito bom!!!!

    Eu chamava isso de "triatleta de boutique"...mas o seu é mais legal! Muuuito mais prático!

    Só...huuuummm...assim darling - tem que treinar 3 ou mais horas por dia...chiiiii, hein?

    Tô fazendo as contas...Ai Deus do céu!!! :-)))

    ResponderExcluir
  4. Vc sempre nos enchendo de orgulho!! :-D
    Fiquei muito feliz em ter topado correr 'conosco' e pelo super resultado na FILA.. que venham outras corridinhas assim - só pra se divertir! :-)
    Ahh excelente a definição de "Posers".. :-D só fico torcendo para que não entre neste 'grupo' ai só porque curto as camisetas de corrida!!! :-D kkkkk
    bjs!!
    Le

    ResponderExcluir
  5. Pois é. Fico brava mesmo! kkk
    Oh Xampa, coca com whey, melhor recovery do mundo! Faz milagre!
    Vagner, meu querido, nao faz mal que nao treina 3hrs por dia, vc é muito ocupado! Eu me refiro a ser consistente nos treinos. Diariamente o máximo que der, finais de semana mais ainda! Nao sei qual teu tempo diário disponível para treinar, mas posso garantir que vc faz no mínimo 2 treinos por dia de no mínimo 45` de duracao. Fica trnquilo, toda regra teu sua excecao!! Rssss Vc é um super atleta meu querido!
    E Le, valeu! Vc nao é Poser e nunca será! kkk

    ResponderExcluir
  6. Cacilds!!!!!

    Nossa, mas acertou até na quinta casa decimal!!!!

    Você falou como meu coach, né????

    Olha pra mim e fala, vai? :-))))

    Bjsssss

    ResponderExcluir