quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Desabafo

Sabe o que eu fico puta?


Sao pessoas próximas, muito próximas falar que esporte é alienacao; que nao leva a nada.

Sabe o que respondo pra nao ser extremamente grossa e rude?

Já te deram algum dinheiro pra vc fazer o que vc mais gosta?

Ou melhor, o Governo, NOSSO Governo já te deu algum dinheiro?

Nao né? Só tirou.

Poís é. Ele me deu um BOM dinheiro para ir viajar, e pagou meus custos TOTAIS de 3 semanas.

Acho que esse é um exemplo bom pra pessoas assim. Bom para relembrar, que eu fui longe com ajuda de quem menos esperava. Do Governo. Que eu nao gastei nada para ir fazer o que mais gosto. E ainda por cima, foi pro Hawaii. Lá eu alcancei o meu sonho que tinha desde a primeira vez que fui, um podium. No Mundial.

Eu sei que gasto muito dinheiro participando de poucas competicoes, e mesmo assim sou criticada. Algumas mulheres gostam de comprar sapatos, outras de ir pra balada. Eu realmente nao tenho o que pareco ter. Aproveito oportunidades, e quem me conhece de verdade sabe que faco muitas loucuras para economizar dinheiro em uma coisa e gastar em outra.

Mas sabe, nao gosto muito de espalhar, durante 5 anos tenha tomado água da torneira e nao comprador galao de água mineral; acostumei muito a passar uma certa fome pra gastar dinheiro com inscricao. Eu nao reclamo e nem falo muito, porque faco o que me dá sentido na vida. Nao importa o que as pessoas achem.

Esporte pra mim é vida, e se depender de mim, sigo junto com ele no resto da minha vida, custe o que custar. A vida faz sentido assim.

Esporte pra mim nao é doenca. É minha motivacao, minha forca, minha paixao.

Quem enxerga bem isso, e acho que consigo demonstrar muito bem, está do meu lado me ajudando.

Em Floripa, tenho uma família, que me acolheu muitos anos atrás, me deu um lar, comida, um canto pra durmir, pra treinar na praia, pra me sentir em casa, em familia, com amigos. Nunca me cobraram nada, sempre se orgulharam de mim. Se brigaram comigo, foi me ligando e perguntando porque nao estava lá no fim de semana.

Isso pra mim é difícil de explicar. Como alguma família te adota, te chama de filha literalmente, te inclui em todos os programas, te paga comida, nunca te cobra. Mais do que isso, abre o coracao, te enche de amor. Isso pra mim o esporte me deu. Sao pessoas que estao do meu lado, nao importa em que canto do país ou do mundo, acreditam em mim, me veem de forma especial, porque enxergam o que o esporte significa pra mim e o que el epode trazer a mim. Isso pra mim é um exemplo máximo do que o esporte me deu. E me orgulho muito por ser abencoada assim.

Entao nao admito que me chamem de doente, absecada.

Eu escolho pelo melhor. Escolho o esporte.

Nao aceito o comum. Critico o que é engolido pelo povo. Rede globo, jornal nacional, futebol brasileiro, novella e toda porcariada que o povo brasileiro nao consegue julgar por si mesmo. Quem é doente e alienado pra mim é povo que fecha os olhos e poe a bunda no sofá, assisti a corrupcao, a inflacao da comida e do custo de vida, ao aumento dos impostos, as vidas roubadas por dinheiro, por poder, e por drogas, e nao é capaz de fazer. Apenas assistir e esquecer de tudo na novella seguinte.

Eu escolho nao aceitar. Escolho nao assistir. Escolho fazer a minha parte. Escolho fazer.

Esse é um desabafo. De quem cansa de ser visto com um alienígena sempre. Eu nao sou revolta e do contra, sou o que eu sou, nao engulo o comum. Eu question. Um grande desabafo de quem muitas vezes, sente que nao se encaixa na sociedade, muito menos na época, e em muitos lugares e comportamentos.

Hoje, faz 22 dias que estou doente. Ültima vez que peguei algum virus e fiquei doente foi 2 anos atras, 2009, gripe suína. 3 semanas com garganta inflamada, gripe, dengue, virus raro, o que é que seja. Nao foram capaz de diagnosticar.

Fico indignada. Hoje eu disse “Achar médico bom de verdade e homem para casar está na mesma; pau a pau”. Tenho amigos médicos excelentes que estao em Floripa, e uma tia também que está na Espanha. O que adianta ter médico bom longe e nao encontrar um bom aonde voce está. O mesmo vale pra homem. Eu ri pra nao chorar mais.

Ontem sentada a mesa da cozinha, comia aos prantos. Porque? Raiva de ter treinado 4 meses muito forte e ter tudo jogado na lata do lixo. Eu tinha um grande objetivo e desafio, estava confidante, melhorando muito, construindo uma casa, tijolo por tijolo. Trabalhando todo dia, me esforcando. E ai meu chefe chega e fala que os 4 meses de trabalho nao vai ter salário. Foi tudo em vao. Chorei muito. Nao era drama. Nao adianta falar que nao perdi tudo, que nao foi pra lata do lixo. Foi.

Se eu melhorar em 1, 2 semanas pra voltar a treinar forte, tenho um mes de treinos fortes. Um mes. Nao é nada. Eu conheco meu corpo. Como ele se constrói em uma temporada.

Fico indignada em gastar 200 reais em remédios e nao adiantar em porcaria nenhuma. Sabe eu nao tomo remédio. Depois de 3 semanas, estou aceitando qualquer bomba que me disserem que melhoro. A única coisa que quero é ficar bem.

Fico indignada, em passar por pelo 3 médicos, horas nos hospitais, pronto Socorro, exame de sangue, tudo, e ninguém ser capaz de me dizer o que eu tenho. Isso com convenio medico. Imagina sem! Em 3 semanas , tomei antiinflamatório, e mais um monte de remédio que nunca tomo, e nada adiantou. Fui só piorando. Olha virus de 3 semanas é O virus. A gripe suína foram 10 dias. Já foram 22 dias.

Fico indignada.

Peguei uma médica bem ruim hoje as 6 da manha. E discuti. Examina direito, por favor, até eu sei examiner melhor. Eu falei “Nunca fico doente. Mais de 2 anos sem ter nada (queria ter dito: treinando direto pra Ironman, em baixo de chuva frio, neve, deserto, variacoes bruscas de uma semana pra outra); sou forte, saudável, atleta. Nao é normal que eu do nada, fique 3 semanas com garganta inflamada, 3 semanas. Nao é normal. Nada melhora, eu descanso, fico de cama, comida saudável, frutas e legumes, sopa, muita água, treinos leves, ou sem treinos”. A mulher quis argumentar, eu cortei. “Me desculpe nao é normal”. Na hora, ela falou “Eu já fiquei 4 semanas com sei lá o que”. Médica boa, que faz comparacoes em seres completamentes distintos.

Ë voce, médica, sedentária. Trabalha, come qualquer coisa e nao dorme direito dando plantao de madrugada.

E era plantao dela de madrugada mesmo.

Desculpe 3 semanas nao é virus. 3 semanas sobra sinusite e pneumonia.

Garganta inflamada por 3 semanas nao pode ser virus. Quer saber, nao discuto. Dá a receita que eu vou tomar a porcaria do antibiótico mais forte que tiver e se nao melhorar ai penso em suicídio.

Essa noite, depois de trabalhar, durmi menos de 2horas. Nao parava de tossir, vomitava ar de tanto tossir. A casa inteira acordou. Virei o dia tossindo. Ai resolvi dar um basta.

Fico indignada, porque até agora estive com a maior paciencia do mundo.

Eu sou do tipo de pessoa que treina porque ama e porque precisa pra ter equilíbrio mente-corpo-local-órbita. Um dia sem treinar é morte. Agora pensa 22 dias alternando dias de cama, sintomas de tudo quanto é doenca misturado, com treinos leves. Em 22 dias fui UM dia pra Estrada, UM dia embaixo do sol. Um.

Nao faco drama. Ë quase um mes.

Sim, suspendi tudo, simulado de natacao que vai bombar de atleta, longo de bike, ia e voltaria do simulado de bike sozinha, pra variar. 3 dias de treinos, todas as pré provas. Suspendi tudo.

Objetivo é recuperar, sair matando o melhor que der, dia 19 Pirassununga Long, dia 26 Cabra da Peste. Objetivo era, acabar entre as primeiras mulheres na Cabra da Peste, pela quantidade de mulher, pra ser bem sincera era ganhar a porcaria da prova. Estava forte, focada, de boa, treinando em sol forte de manha até 3, 4 da tarde, todos os dias. Objetvo era papar tudo quanto é corrida, prova de bike e travessia antes disso pra manter ritmo de prova.

Foi tudo pra lata do lixo.



Sao momentos difíceis assim que paro pra repensar toda a minha vida. E parei, repensei, voltei atrás em muitas escolhas. Se esse momento serviu pra alguma coisa, foi pra isso. Se esse ano tive muitas mudancas, os próximos meses serao ainda mais.

Dei um basta em tudo. Passei a vassoura. Dou ainda mais valor para o que eu tinha. O mais simples sempre é o melhor. Dei valor também as pessoas que nesses momentos, que me conhecem de verdade, sabem o que representa (“Uma vida desmorronando”), e se mostraram do meu lado presente. Deu pra contar nos dedos.

Assim eu aprendo e tento descobrir porque minha vida é constituída de tao altos e tao baixos e nada “in between”. Vivo baixos muito baixos, recupero minhas forces pra alcancar altos muito altos. Ou é tudo muito bom, ou é tudo muito ruim.

Um amigo meu que conheci num albergue no Rio, na maratona, 30 e tantos anos, canceriano, como eu, assim descreveu. Nunca havia escutado isso antes. Alguém se auto definir assim pelo horóscopo. “Pra gente ou está tudo muito bom ou está tudo muito ruim”.

Inferno ou paraíso.

Amor ou ódio.
Sempre muita intensidade e muita emocao.

….

Pois é um GRANDE desabafo.



Fico puta!

Um comentário:

  1. Lu, sempre gosto de deixar um comentario aqui para dizer: "oi, eu li e gostei".

    Agora, não sei o que dizer.

    Concordo com vc em relação aos médicos. Dá raiva.

    Espero por melhoras suas !!! Tudo de bom !!!!

    ResponderExcluir