terça-feira, 10 de maio de 2011

St. George Ironman

Finalmente em St. George, a semana Ironman chegou! Consegui fazer bons treinos e reconhecimento do percurso de ciclismo e corrida, e 2 entradas na agua congelada do lago.
Conheci novas pessoas, encontrei com amigos. Os preparativos todos feitos, os dias se passaram muito rapido! Quando vi, ja estava la no check in, com tudo pronto, para o dia seguinte iniciar uma longa e dura jornada, que certamente seria inesquecivel.
E a minha jornada ate la tinha sido tao longa e tao dura quanto. Estava pronta, e o a unica coisa que me aterrorizava era a agua gelada. Principalmente apos, dois dias antes da competicao, entrar as 7 da manha e consegui ficar 5 minutos apenas. Seria essa a pior natacao de todos os tempos..
Enfim, o descanso passou, e o grande dia chegou! Durmi pouco e levantei cedissimo, com medo de perder hora, pois estava sozinha no hotel. Fui de carona para o downtown deixas as sacolas de special needs, e peguei o shuttle dos atletas ate a largada, que era 30 minutos de la. Arrumei tudo na transicao, a bike e tudo mais. E me deitei no carpete, pois tinha 2 hrs ainda para a largada. Descansei um pouco, ouvi musica, alonguei, fui ao banheiro. Ultimos preparativos, e la estava eu no funil da largada. Um pouco nervosa como sempre, e sempre emocionada por estar numa largada de IM. Pedi as ultimas protecoes, entrei na agua ao canto esquerdo junto as boias, e em poucos minutos a largada!
Muitas pessoas so entraram na agua apos o tiro da largada. Eu segui a natacao, que foi razoavelmente tranquila. O ritmo nao era muito alucinante na largada, talvez pelo frio da agua, talvez por ser uma prova dura, todos estavam economizando energia, nao sei. As boias foram visiveis, porem muito pequenas. O sol atrapalhou a visao em muitos momentos, e em diversos trechos, as pessoas paravam um pouco pra descobrir qual era o caminho, pois nao se enxergava nada. Consegui ficar com pessoa que nao eram muito lentas, mas tambem nao eram muito rapidas, e que tinha uma otima nocao de navegacao as boias. Demorei um bom tempo pra conseguir encaixar um ritminho legal. Me concentrei na tecnica e principalmente na puxada la atras. A roupa nao ajudou muito, principalmente por ser nova ainda. Mas ok. Sai da agua em 1hr18'. Tempo altissimo. Estava tranquila, pois sai inteira, e o caminho longo e duro comecava agora! Sai pra pedalar me sentindo muito bem, motivadissima, acelerando em um otimo ritmo. As placas de incentivo me fizeram sentir como se fosse aquela a minha prova. Estava forte e concentrada. "Pedale como o vento" e o "O sol me alimenta" me deixaram emocionadas. Minha mae diz isso pra mim antes de um IM, e o sol forte, realmente, sempre foi meu melhor amigo!!
Na km 100 comecei a sentir o peso de ter puxado muito o ritmo do ciclismo no comeco e nao ter segurado. No entanto, acredito que eu sentiria a segunda volta de qualquer maneira. Nao me preocupei. Segui firme e nem tao forte, com muitos altos e baixos no restante do ciclismo, que parecia nao acabar nunca, principalmente no retorno da cidade e nas voltinhas que inventaram la dentro... Sai pra correr destruida. Nunca sai pra correr um IM como estava. Mal ficava em pe. Sentia necessidade de 1 litro de coca e um prato de macarrao, e logico, novas pernas, a minha nao existia mais.
O percurso da corrida eh duro demais! Entrei num ritmo sobrevivente de um trote misturado com uma tentativa de correr de verdade. E fui assim toda a maratona. Nesse momento compreendi, porque me disseram que ano passado todo mundo andava, e me questionava o que a organizacao nos disse que um momento nos questionariamos; "Quem foi que design esse percurso...". A ida toda, 10,5km de subida sem "brecha" alguma pra descansar. Aquele Pionner Park, o que sao aqueles caminhos...
No primeiro retorno, encontro a Valeria, triatleta de Floripa, torcendo e gritando meu nome. Que emocao! Alguem que me conhece, gritando meu nome e torcendo por mim. Fez total diferenca, me senti um pouco melhor, ate comecar a "descer" em direcao aos 21km. Nao sei explicar como eh possivel, mas grande parte da descida se torna subida tambem, algo que fico pensando ate agora como pode ser... Um vento contra muito forte comecou e atrapalhava muito nessa corrida mediocre. Soltei as pernas e acelerei o ritmo nas descidas, mas nada compesou. Alem do que temos que subir um caminhozinho horroroso, pra subir um pouco mais ne... Eu realmente achei que depois do km 21 ficaria mais rapida. Que nada!! Foi pior ainda! Eu nao fiquei me sentindo muito mal, pois estava dando 100% de mim, e percebi que fui deixando pra tras as pessoas. Todos pareciam estar mal, e ficaram ainda pior ainda.
Como descrevo a prova, durissima e lindissima ao mesmo tempo.
Com dois dias ferventes, a temperatura da agua estava gelada, mas perfeita no dia!! O percurso do ciclismo eh sensacional e maravilhoso; paisagens belissimas!! A corrida eh inexplicavel e traumatizante.
Como disse anteriormente, 70% das pessoas caminham os 42km inteiros, e nem tentam correr. 29% dos atletas correm de alguma maneira, se arrastam como eu, e 1% correm de verdade, alguns profissionais e os amadores mais fortes. Inedito e incrivel... Nao sei dizer qual o sentimento que tive quando estava correndo. Eu realmente nao me preocupo com a corrida, e me surpreendi de nao ter conseguido encaixar ritmo nenhum. A cabeca estava forte, concentrada e totalmente disposta a seguir um ritmo. Mas as pernas, o corpo nao reagia.
Fiquei frustrada, mas esse eh o Ironman St. George.
Quanto a vaga de Kona. Quando sai pra corrida, eu vi as meninas e nem que corresse a 3hrs a maratona eu pegava a vaga. Assim, eu permaneci como entrei. Fiz minha prova e o melhor que consegui. Nao foi o suficiente, e fiquei frustrada. Mas ja sabia dessa possibilidade. Eu nunca entro numa competicao contando vitoria. Sei que um Ironman eh longo e duro, e que esse seria muito mais.
De volta ao Brasil, agora descanso e replanejo o segundo semestre de 2011, que nao tera Kona incluido, mas que tera promete grandes emocoes e provas!!
Sigo em frente!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário