segunda-feira, 16 de julho de 2012

Meia Maratona de Campinas

Dia 15 de julho, aconteceu a Meia Maratona de Campinas Amil. Estive orientando alguns alunos para essa corrida, e não esperava participar. Entretanto, o CMC me inscreveu e apesar de estar com vontade nula de correr; não pude negar. O desejo era acordar mais tarde, no único dia que isso é possível e sair para um pedal longo. Porém, sabia que agora que iria correr, ficaria feliz depois de ter participado!
O dia amanheceu MUITO gelado!!!
Foi difícil aquecer!!! Correr no frio para mim é difícil! Fico muito travada depois da corrida! A musculatura fica muito tensa para se manter mais aquecida!
Frio, vento gelado cortando! Música ANIMADA!! A galera aquecendo! Que energia boa!! Como eu amo tudo isso! Por um minuto pensei que éramos todos loucos! 6:30 da matina de domingo, em um dia congelante, lá estamos nós! De shorts, sorrindo, correndo, dançando!! Depois pensei que não era nada demais, pois nada melhor do que uma corrida para aquecer de verdade, em um dia gelado! Já nadar e pedalar é mais complicado!!
Me ajeitei lá na frente, como sempre faço, na linha de largada. Mas essa foi diferente!
Dada a largada, 20m depois, algum corredor do bolo tropeçou no meu pé. A mais leve, neste caso, EU, caiu. Foi rápido. Graças a Deus, não fui pisoteada e ninguém mais caiu em cima de mim! Levantei rápido e continuei no pique da largada! Nem olhei para mim, sabia que tinha ralado o joelho; mas a boa notícia era que as mãos mesmo depois do tombo não tinham ralado!
Corri ritmada. Completamente esqueci que tinha caído!
 Para mim 21km se corre em ritmo de 10km. Pancadaria do começo ao fim. Dessa vez, segurei a onda. Sabia que tinha uns 3 ou 4 quenianas. A possibilidade de pódium era nula. E sabia que não estava treinada para correr esses 21km -com MUITA subida- na pancadaria. Então, fui segurando, e controlando o ritmo.
Fora isso, o Ricardo, tinha planejado uma semana com intensidade alta de corrida. Tinha feito treino de pista muito forte na quarta. E treinos fortes na subidas da Brigada também. Ele me falou para correr como desse domingo, mas que manteria esses treinos durante a semana! 
Passei os 10km pra 40`baixo. Estava tranquila de cardio, sobrando em energia, com 2 gels na mão. Tranquilo. Quando corro os 21km acabo usando uns 4 gels para manter um ritmo forte. Dessa vez, tomei um 10`antes da largada e o segundo nos 10km.
O percurso de volta estava tenso! Tinha mais subida e o vento gelado que cortava estava forte! Me levava para trás! Foi duro!! Segui ritmada, e no km 9 encontrei com a Carol Furriela, e apenas mantive o ritmo dela. No km 15km abri dela e fui embora!
Se a prova fosse plana e rápida fecharia em 1hr20-22`. Se corresse mais forte fecharia próximo de 1hr24`, mas simplesmente, me destruiria com esse tanto de subidas fortes. Segurei o ritmo e pensei que fecharia próximo de 1hr28`.
Bom, fechei pra 1hr30`10`. Algo esperado. Nada a ser admirado, mas tranquilo. Cheguei inteira. Conseguia correr mais uns 9-13km nesse ritmo. Gostei da maneira como respondi.
Lavei o joelho, fui limpar o machucado no ambulatório da corrida, e fui pra casa.
As primeiras mulheres, quenianas acabaram a corrida em 1h14`.
Uma semana depois, e o joelho ainda está com casquinha; mas valeu!!
Me fez lembrar da última Meia Maratona de Campinas que corri, quando era na Estrada das Cabras, em Joaquim Egídio, em 2005 ou 2006. Com 3km de prova, eu tropecei em  um quebra mola e cai muito feio. A mesma coisa, só que foi pior o impacto, pois já estava com o corpo quente e no ritmo de prova. Me arrastei feio o resto da corrida...
O mundo dá voltas e tudo parece reacontecer das mesmas maneiras, para lembrarmos, aprendermos e seguirmos em frente!
E é por isso, que sempre tenho minha vacina de tétano em dia! Agora tenho uma cicatriz a mais para lembrar! Daqui um tempo ela some, e surge alguma outra, em outro local. Assim é a vida...
Como ficar doente... Quando esquecemos, a gente relembra, aprende e valoriza! E ai, depois de um tempo, esquece de novo!






Um comentário:

  1. Essa corrida tinha 1km a menos, e as placas estavam posicionadas 100 metros antes. 1km é muita coisa, foi bem criticada por revistas.

    ResponderExcluir