Parece que estou sentindo todo o treinamento dar resposta!
Penso que a rotina dura ajuda muito também; resistência de ficar em pé 8hrs seguidas trabalhando e se movimentando - não tanto quanto gostaria- mas pra quem treina bastante, ao invés de sentar na cadeira do escritório e recuperar melhor, permanecer em pé é totalmente outra estória.
Segundona nem me lembro o que eu fiz - a semana foi longa! Rsss
Terça foi treino chave. Sensacional! Feriadão e sem trabalhar - Aleluia irmão! Rsss; fui para Americana treinar com meu amigo ex-ciclista profissional Fred Alves. 7:30 começamos nosso treinão com 1hr de piscina, girando sem parar. Eu não contei -porque além de paranóico, perco as contas!! -, mas acredito que tenha dado próximo de 3500m, pois o Fred que estava contando e com Garmim, pela diferença, comentou, que seria mais ou menos isso. A distância não importou, na realidade.
Bikes prontas, saímos para pedalar no velódromo, logo ao lado - pra quem não conhece o Centro Cívico de American, TEM que conhecer!!! Piscina aquecida de 25m, velódromo e pista de atletismo tudo junto, em condições excelentes, e PÚBLICO! ISSO MESMO! Parece outro país!
Bom demos umas 5 voltinhas de aquecimento e fomos pra casa do William pegar step reserva pro Fred. Fomos e voltamos, seguimos para a estrada SP 304 e Bandeirantes até Limeira. Lá pedalamos com uma ciclista que conhecemos no meio do caminho, demos umas voltas e seguimos pela Bandeirantes até Sumaré, voltando para Americana, em seguida. Total do pedal, segundo o Fred -meu cateye não está funcionando...- 150 e tantos, MAS como eu pedalei uma voltinha a mais que ele, enquanto comprava gatorade, acredito que tenha dado uns 160km. Total de pedal ativo foi 5hr30', com MUITO vento forte contra, o tempo todo, eu ficando na roda do Fred quando dava; ele fazendo treino intervalado, eu mantendo o ritmo. Furou um pneu meu no começo, e um dele no meio. Perdemos uns 30' entre pneus furados e paradas - o meu pneu demorou muito pra trocar, nossa que "zica"... Mas deu tudo certo, o importante foi o tempo de pedal ativo seguido de transição.
Terminamos o pedal as 3 da tarde, fomos correr 1hr na Av. Brasil que vai até o Zoológico onde vi uma girafa linda - Rss- e voltamos. Saí na transição para a corrida voando, mas resolvi correr junto com o Fred, pois ele teve a maior paciência comigo no pedal - ele pedala os 180km pra baixo de 5hr fácil sem treinar direito-. Começamos num ritmo mais devagar com muitas subidas, e no meio do treino estávamos num pace de 13,6km/hr; a média deu 12km/hr, o que foi tranquilo, um ritmo bem confortável para mim.
Treinão chave feito. Muito gostoso, por sinal, todo ano eu fazia esse treino em Floripa, nadando no mar, e sempre neste feriado. Pedi para o Ricardo adicionar e ele topou. Mas devo dizer que sofri muito no pedal; nossa, como doeu! No km 110 eu sentia como se estivesse no km 170 da prova. Dóia tudo, queria sair da bike; estava quebrada e moída. Do meio até o final foi assim, com grandes oscilações entre baixos -bem baixos- e ritmo automático -esquecendo da dor.
Quarta foi relax e treininho tranquilo.
Quinta bateu um cansaço, mas fiz os treinos legais. E quinta mais um dia de loucura de Luiza. Saí pra correr as 4:30 da manhã e quando voltei as 5:30 da manhã tinha um bandido armado na minha rua querendo assaltar as casas. Eu tive que passar do lado do cara, dei um grito de susto -foi cômico e ele tinha guardado a tal arma e tentado pular o muro do meu vizinho que tem um cachorro gigante - entrei em casa na maior pressa - porque será que colocamos cerca elétrica?!-, liguei para a polícia e tentei falar com os vizinhos - todo mundo dormindo a essa hora?! Rsss. E o medo pra sair de bike as 6hrs para ir ao trabalho e o cara estiver esperando?! E o medo de a Cintia voltar do treino de bike e dar de cara com esse indivíduo?! Alarme falso! Resultado do saldo da manhã, ou melhor, da madrugada: Cintia chegou, rua vazia, eu saí para trabalhar, a polícia nunca chegou, e descobri que o cara tinha roubado uns tapes de uns carros da rua. B-R-A-S-I-L.
Sexta pedalei longuinho muito forte e fiquei feliz com o resultado, principalmente porque foi na Mogi, repleto de subidas e com vento contra o tempo todo. Me senti muito bem, como há tempos não sentia pedalando.
A natação essa semana deu uma boa engrenada, e foi legal, voltei a sentir prazer em nadar também. Acho importante isso. Porque quando a gente perde aquele prazer de estar fazendo o que faz, no caso, um treino de qualquer modalidade, começamos a nos forçar por ter competição X ou Y em vista e se for acumulando, traumatiza de um maneira que não é bom.
Sábadão é um dia meio perdido de treino e sempre sai uma nataçãozinha básica e algum treininho de 45' no máximo. Isso porque trabalho o dia todo.
Domingão tinha longo de 3hrs de corrida e como estava inscrita na Série Delta de 10km -minha madrasta me inscreveu!!- resolvi levantar cedo para correr na Lagoa algumas voltas antes da prova. E a manhã estava gelada! Imendei a prova, mas estava cansada; acho que foi acúmulo de toda a semana.
Na largada estava cansada e muito desanimada! O locutor da organização veio me entrevistar na largada e perguntado se eu ganharia em primeiro ou segundo, e eu havia falado que estava correndo há horas na Lagoa e estava cansada, provavelmente não pegaria colocação alguma. Achei que não fosse conseguir correr abaixo de 4'40''/km. Encontrei com um amigo que queria ir para a largada da Elite, no pelotão Kenia, e o cara da organização não liberou pra gente, dizendo que não seria essa a distância que faria a gente perder de quem estava lá na frente.
Deu a largada encaixei um ritmo bom e mantive na primeira volta de 5km; segunda volta acelerei para pegar a segunda colocada e ficamos pau a pau uns 4km, ombro a ombro -foi tenso!-, dei um pique no final e cheguei a poucos metros da primeira colocada, tipo 10-15m e a outra guria ficou pra trás. O psicológico dela quebrou mais do que o físico, e ela conseguiu chegar a mais de 150m atrás.
Eu, sinceramente, não imaginava que seria possível pegar um podium -não sabia como estava o nível da prova- e achava que ia conseguir imendar a prova com mais corrida depois. Mas como fiquei em segundo lugar geral feminino, tive que esperar a premiação. E logo na linha de chegada, o tal cara da organização veio falar comigo; e no final nós dois rimos pela situação antes comentada: a distância que a primeira colocada largou na minha frente foi exatamente a diferença na chegada. Impressionante!
No pódium o locotur me entrevistou de novo, pedindo para eu repetir a mesma estória de novo - que estava treinando uma corrida longa, etc, etc, etc. E todo mundo -quem frequenta corridinhas de 10km..- com aquela cara de "Hein?!". Voltei pra casa, com meu pai e minha madrasta, que também correram, a pé, só rindo dos fatos.
Em seguida, fiz um treinão de natação. De tarde, a Cintia me liga dizendo que estava voltando do trabalho -ela organizou uma corrida de rua em Piracicaba- e queria treinar. Segundo round -escondido do coach! Xiuuu.. Rsss- 1hr10' de bike forte na estrada na hora do jogo -tudo de bom! Estrada e ruas vazias!!! - seguido de 40' de corrida ritmo confortável.
Em relação a treinar em horário de jogo é o melhor esquema! Pra quem não SUPORTA futebol e a cultura do Pão e do Circo milionário desse país. Em 2010, em TODOS os jogos do Brasil da Copa, ia eu pra estrada pedalar um treino curto e forte - estava treinando pra Kona. Saía de casa com um minuto de jogo e voltava pra casa a 2 minutos do final do jogo. Não pegava nenhuma baderna de fim de jogo e aproveitava muito o período em que tudo era cancelado e fechado. Próxima Copa, ai estarei eu, de novo!
Bons treinos para todos! A festa está chegando!!
Fotos de
Nenhum comentário:
Postar um comentário