segunda-feira, 16 de abril de 2012

Fim de semana: combo especial

Sexta dia 12 fui para Floripa para acompanhar a equipe dos alunos da CMC de corrida, e também correr, a tradicional Volta a Ilha.
Já perdi as contas de quantas vezes participei e competi essa prova - em equipes de participação e competição e em duplas-; e ela tem um significado muito especial para mim. Além disso, ela acontece na minha terrinha amada, o que me faz correr muito motivada lá.
Sábado cedo corri o trecho 1 de 7,4km (plano com apenas 2 subidas fortes) com o  tempo de 29`10``-puxei bem o ritmo; e trecho 3 de 8,4 (inteiro de subidas) com o tempo de 38`10`` - segurei bastante o ritmo já pensando que tinha estrapolado e no dia seguinte tinha o Long.
Dei tchau pra equipe, encontrei o Alisson -triatleta de Curitiba- que me esperou um pouco até eu chegar e seguimos rumo a Caiobá.
Chegando lá, almoçamos, pegamos o kit, peguei minha bike e fui pra casa do Renato, onde eu ficaria. Passei no simpósio só pra saber os horários de largada e transição. Estava cansadona; durmi cedo.

Domingo, acordei, comi e saí pedalando rumo a largada enquanto o Renato levava minhas coisas de carro.

A natação do Long: Largada única e bastante gente. Perfeito pra treinar psicológico para o IM. Me sentia fraca e mantive uma calma grande. Não consegui nadar forte e nem fazer força alguma. Não encaixei ritmo algum, e estava apenas girando o braço. Por causa da zona grande na água, fui tranquila.
Entretanto, a natação foi BIZARRA. A primeira bóia era só boiada de gente; lotado. A segunda ninguém enxergava nada por causa do sol na cara. Praticamente todo mundo nadou fazendo um V. Fomos pra frente e voltamos pra trás. Sensação de ter nadado muito mais. Saí pra segunda volta e apesar de já saber da segunda bóia, eu me perdi muito mais, porque o  sol piorou.
Além disso, os homens estavam com touca amarela, e as 2 bóias eram amarelas; o que não ajudou muito. Tinha momentos que tudo se misturava, e cadê a primeira bóia, que não tinha sol na cara?!!
Rssss
Na minha cabeça eu pensava que seria a última a sair da água, porque além de ter me perdido absurdo com tudo isso - o que acrescentaria uns 4 minutos por volta, mais ou menos..- , estava nadando devagar, porque não tinha forças. Pensei em sair da água e parar.
Para a minha surpresa quando sai da água tinha um mar de bikes. Pronto, me animei! Vi que saí junto com a galera que nada mais ou menos que nem eu - Alisson e Valéria-; subi na bike pra continuar.

Bike:  Primeira coisa que fiz na bike foi tomar um Hidrafix; e como sempre, me salvou; deu um up. Voltei a ficar normal/ bem, com forças para sair pedalando.
Primeira volta passa por mim Lívia Bustamente, Willy; sem contar a Valéria que no km 1 já tinha ido para frente. Segui um bom ritmo na primeira volta. Mas fiquei indignada com a putaria dos atletas. Comecei a contar diferença de tempo com as meninas pelo retorno, tanto as da minha frente quanto as de trás. E de repente, as que estavam atrás em questão de um minuto estavam me passando. Detalhe: elas estavam revezado vácuo, se ajudando a prova toda, como se estivessem em prova olímpico com vácuo liberado. Fiquei p%$#@, comecei a xingar muito.
Dai pra frente foi assim, pelotões de 3-8 homens passando por mim, um bando de "zés manés"; ainda mexendo comigo por causa do meu maiô. Foi ridículo.
Segunda volta meu ritmo decaiu e os pelotões continuaram passando.
Na ida os caminhões me encomodaram bastante me jogando para trás. O que acredito que os pelotões não tenham sentido, pois estavam protegido atrás do idiota que estava puxando o pelotão. E na volta da segunda volta o vento contra me encomodou também.

Fico indignada com o povo contando, pós prova, que pegou um pelotão profissional, e que isso e aquilo. Sinceramente, o povo ignora regras. Não só são anti-éticos como ainda acham graça. Sabe aquela velha estória de Gerson brasileiro? Então!
Na minha cabeça penso em 2 soluções: ou o esporte libera essa putaria toda e os poucos que fazerm força sozinhos também são beneficiados-e a essência do esporte de longa distância muda; ou a arbitragem começa a MANDAR encostar TODOS os elementos dos pelotões NA HORA, anotar os número, esperar 10`e mandar sair um por um, com diferença de 1`cada.
Será que se fosse asssim, o povo ia respeitar?!
Será que se fosse assim, o povo ia fugir dos pelotões e grupos de bike que, ás vezes, se formam em frente dele?!
Galera, vamos cair fora! Prestar atenção!
Ser ético, sincero e verdadeiro!
Quem pedala na roda e saí pra correr se arrastando é porque se pedalar sozinho continua caminhando. Esses não servem para o triatlon!
Está na hora do povo aprender a treinar um pouco sozinho, também, andar contra o vento; competir sozinho. O esporte não é coletivo! Não existe pedalar em duplinha revezando vácuo e sair pra correr junto.
A parceria e camaradagem termina muito antes disso!

Corrida:
Saí pra correr bufando de raiva. Mesmo tendo corrido forte no dia anterior, estar sentindo uma dor muscular - até mesmo no ciclismo-, falei pra mim mesma que ia correr pra 1hr30`, 30`cada volta, e ia pegar todas as meninas; uma por uma, principalmente as que não sabem o que o triathlon de longa distância é.
Dito e feito.
Passei todo mundo. E quando passei as meninas, eu xingei sim. E fui falar com elas depois, também.
Sinceramente, pode ser amiga; dentro da prova a gente separa essa amizade e pensa de forma ética e profissional.
Pior que tem atleta, que treina, come e dorme, e compete como amador e faz isso!
Olha a vergonha!
Enquanto a gente, trabalha, trabalha, acorda as 3 da manhã pra conseguir pedalar na rua sozinho...

Vergonha!!
Desrespeito!!
O que esse povo fez, não se faz!

No meu caso, eu tenho uma boa corrida e saí pra pegar todo mundo e tentar mostrar alguma mensagem pra elas. E se eu fosse uma atleta que não tivesse uma boa corrida?!! Sabe o que aconteceria?!!
Nada! Eu teria ficado pra trás. Elas estariam no alto do pódium e ia ficar por isso mesmo. Certamente, as meninas ainda teriam algum título ridículo que a mídia gosta de dar do tipo "melhor pedal da prova".
Gente, o esporte é triathlon. É melhor quem chega antes, e quem tem consistência em todas as etapas da prova. O que adianta a pessoa pedalar 84 em 2hr e depois correr 21 pra 2hr?
Acredito sim, que todo mundo TEM que se focar nos seus pontos fortes e saber tirar vantagem, PRINCIPALMENTE se o indivíduo está há anos tentando evoluir nos pontos fracos, e não evolui. ENTRETANTO, nós atletas, temos que saber filtrar um pouco das informações e "títulinhos". Simplesmente, porque muitas vezes, a pessoa que teve o melhor pedal, foi um desses zés que ficou revezando no pelotão o tempo todo...Vamos valorizar MAIS os atletas completos, que é a essência do nosso esporte.

Enquanto isso eu sigo tentando desenvolver meus pontos fracos e tirar vantagem nos meus pontos fortes e permaneço indignada com nossos atletas camaradas.

Resultado do dia: 3 ou 4 ou NULO geral feminino e 1 categoria. Tempo foi alto: 4hr40`. Parciais: 36` swim/2hr28`bike/ 1hr31`run. 4`restantes foram restos dos segundos das parciais + T1 e T2.
DEPENDE DA ORGANIZAÇÃO APURAR OS RESULTADOS CORRETAMENTE!

AGRADECIMENTOS ESPECIAIS:
- Renato Munhoz, pela hospedagem, alimentação, apoio, torcida, apoio, apoio, apoio!
- Alisson, pela carona e parceria!
- Meus treinadores: Ricardo Dantas e Samir Barel;
- Du que levou e trouxe minha bike Campinas-> Caiobá.
- Povo de Floripa -equipe Ironmind- pela carona de volta!
- Toda torcida durante a prova.








Fotos: de Renato Munhoz.

3 comentários:

  1. Lu,
    que absurdo. Que falta de respeito da galera.
    As meninas revezando e os caras na roda e mexendo contigo.
    Não dá vontade de pegar a caramanhola e jogar na rodinha de carbono de um fdp desse? Me desculpe, mas eu tenho vontade.

    ResponderExcluir
  2. Eu sou seu fã Lú! Cada dia mais! Você é de uma triatleta de uma autoridade moral, de um respeito e de uma clareza de principios que, nossa, lavou a alma esse depoimento!

    ResponderExcluir
  3. Detonou, devia ter feito como o Xamnpa falou e jogado uma caramanhola nesse bocudos sem respeito! Parabéns pela força e princípios!!! Mostrou que ser atleta é muito mais que postar tempos mentirosos e podiuns falsos nas redes sociais!!!

    ResponderExcluir