terça-feira, 29 de maio de 2012

IM Brasil 2012

Ironman Brasil 2012, nem sei por onde começar.. foram poucos dias, mas muito intensos; me pareceu um mês em poucos dias. Muito aconteceu em tão pouco tempo.

Cheguei em Floripa quarta cedinho e meu "pai" me pegou no aeroporto. Logo que cheguei montei a bike, durmi no sofá, fui nadar no mar 1,5km; levei a bike para finalização geral nela e checagem e fui pedalar com o Fred até anoitecer.
Quinta cedo fui correr 6km num pace forte, e segui para natação na largada oficial junto com o Fred, o William Barbosa, e o Marco. Perdemos a largada oficial, mas o treino foi uma delícia.
Seguimos para um treino de pedal para o lado de Daniela, eu e o Fred, um intervalado para estimular um pouco, mas nada demais, 30km, íamos tranquilo girando a favor ao vento e voltávamos forte e contra o vento. Os treinos foram bons! Depois almoçamos tarde, segui para a expo de bike mesmo e de noite fui comer sushi com minha irmã Carol e Bruninha. Fui durmir as 8: 30 da noite e acordei 11:30 da manhã do dia seguinte, que não parava de chover.
Sexta, quanta chuva!!! Estava com dor no corpo de não fazer nada e durmir muito! Fui trotar BEM de leve na praia, mesmo com aquela chuva, e vi que o mar estava lisinho! Mesmo com aquela vontade, achei melhor já me poupar, principalmente porque minha lombar estava destruída e tinha que resolver isso até domingo.
Sexta recebi massagem do Daniel Camacho, que também me alongou. E no sábado de manhã me mudei de casa para o Beach Village, onde minha irmã e meu cunhado estavam hospedadaos, e já aproveitei e fiz uma massagem milagrosa que soltou minha lombar e praticamente desinflamou meu ciático.
Jantar de massas tive o prazer de reencontrar meu grande amigo QUERIDO do coração Cammarata. Colocamos um pouco do papo em dia -desde Kona 2010 que não via!!!- e jantamos.
Sábado fiquei o dia todo descansando e pensando que teria uma prova mais mental do que física, já que esperava muita dor nas costas por causa do ciático.
Nunca tive problema algum com ciático, e inacreditavelmente ele resolveu aparecer pra dizer oi poucos dias antes do Iron. Não sei como, não sei que dia, mas aconteceu. Por milagre, não senti nada depois dessa massagem!
Cunhado fez almoço e em seguida fui para o bike check in. 5 da tarde já estava descansando na cama, vendo tv, mentalizando a prova, e durmi perto das 8:30.

Dia de prova:

Pintei meu número com a Carol, como tradição de todo ano, e estava animada!
Arrumei tudo e segui para um local próximo da largada. Sentei num canto e fiquei lá, esperando, alongando, tentando comer. Estava nervosa. Tomei um todinho inteiro de Ensure plus, e acho que foi quantidade demais, pois já segui para a largada arrotando muito forte - Rsss.
Encontrei o Marden Mota na largada, conversamos, me posicionei logo em frente a faixa, e logo no meio do bloco. Dada a largada, o povo me engoliu praticamente. MUITA gente pra pouca água. O primeiro braço da natação foi tenso. Precisei de muita paciência e graças a muito treino de águas abertas, consegui manter a calma e aprendi a não gastar energia brigando dentro da água. foi um boxe longo, levei muitas surras, e a sensação era de que não tinha espaço pra puxar água; pra todo lado da água tinha corpos em movimento. Saí do primeiro braço; e o segundo braço, apesar de estar BEM mais tranquilo, a correnteza foi forte. O tempo da natação foi longo, 1hr05'. Não tinha o que fazer; muitos atletas juntos. Minha irmã me informou que eu era a 27a mulher e estava em 4o lugar na categoria, mais ou menos.

Saí para pedalar bem. E segui girando até o shopping Floripa, de lá até o Iguatemi já tinha conseguido entrar em um ritmo melhor, e de lá até a Beira Mar estava mais forte. Quando estava na Beira Mar seguindo para a Ponte Hercílio Luz, quem me aparece? A grande rainha, e amiga, Fernanda Keller. Não falei oi; não disse nada. Imaginei que ela tivesse tido um "really hard time" nadando com o volume de atletas amadores, e provavelmente tenha sido engolida também como eu. Segui no ritmo da Fernanda e mantive contato visual; muitas vezes ultrapassava e ela voltava, até o começo da volta do sul da ilha para a Beira Mar, novamente. Mantive meu ritmo. Fechei os 90km para 2hr37' e pensei que o ciclismo fosse ser muito rápido, mas a segunda volta foi uma surpresa. Vento contra o tempo todo. O que, a gente que morou em Floripa chama de vento de todos os lados; é um vento lateral-contra, que não dá pra identificar, e em todo o percurso -ida e volta- ele encomoda. O pedal que gostaria de fechar em 5hr20', foi para 5hr30'. Tudo bem. Sofri na segunda volta, pensando na coca cola que tanto queria, controlando as adversárias, e sentindo altos e baixos no ritmo. Encontrei e reencontrei muitos amigos no ciclismo. Foi show!

Saí para correr muito zuada, pois ainda não citei aqui, vomitei o ciclismo inteirinho. Mantive minha alimentação e hidratação, mas de tudo que forçava guela abaixo, vomitava quase metade. Mantive a concentração e o foco, mas a sensação é ruim. Sai pra correr um pouco desidratada e precisando de coca. Corri os 21km primeiro num ritmo muito fraco, até que depois de muita coca, e muita paciência, fui melhorando o ritmo. Parei de vomitar e conseguia tomar o gel todo sem problema depois dos 21km. Segui bem a segunda volta; e a terceira não teve jeito, decaiu.

A meta esse ano era sub 10 e vaga para Kona.
Penso que a natação mais longuinha, o pedal que poderia ter tirado 10' e a corrida que comecei muito fraca nos primeiros 21km foram o que mantiveram meu tempo de 10hr23', idêntico ao último IM que fiz no Brasil, em 2010.
Fiquei feliz, pois deu tudo certo! O vômito fez parte para eu lembrar que não seria fácil e para eu manter o foco. O sub 10 ficará para outro ano, e na hora certa vai chegar!
Estou REALMENTE MUITO FELIZ!
Feliz por estar dentro de uma prova que amo tanto!
Feliz por ter a oportunidade de participar do que eu amo - mesmo com bike emprestada, capacete emprestado, rodas emprestadas, hotel -emprestado-, dinheiro emprestado...
Feliz por ter reencontrado tantos amigos que tenho no meu coração!
Feliz por ter encontrado minha família gaúcha que sinto tanto falta!
Feliz por ter meus amigos fora da prova, gritando meu nome! Quanta gente que eu nem imaginava encontrar lá fora! Luiz Antônio, Thiago Rosa, Marcio Prado... muita gente!
Feliz por estar de volta a Kona!
Tenho MUITOS nomes para agradecer! MUITA GENTE!
OBRIGADA A TODOS!

Meus treinadores: Ricardo Dantas e Samir Barel e suas assessorias esportivas Oxigenação e Elo.
CMC - Círculo Militar de Campinas; meus alunos e professores companheiros de trabalho.
Minha irmã Ci pela bike e capacete emprestados - MILAGRE DE DEUS ELA EMPRETAR ALGO!
Muru pelas rodas;
Dedé pelo case;
Família Ibarra pelo apoio e amor incondicional sempre! Saudades que não se acaba!
Minha família que eu amo! Irmãs, mãe, pai, madrasta, primas, avós, tios...
Maciozinho lindo, meu cachorro que pra mim é um filho -Rssss
Todos os amigos que estavam na torcida; são muitos os nomes daqueles que estavam presente e aqueles que torceram de longe..

OBRIGADA!

P.S.: Tenho MUITAS estórias engraçadas que aconteceram nesses dias e no dia da prova que vou desenrolar aos poucos por aqui!

1. Lu.. sensacional ler o seu relato - como sempre!! :-D A torcida foi grande.. mas tinhamos certeza que atingiria o seu principal objetivo!!
    Rumo a Kona... ;-D Parabéns mesmo!! Muito orgulho de você!!!
    Logo mais brindaremos a sua conquista.. ;-)
    bjo gde!!!
    Le

"A força não provém da capacidade física e sim de uma vontade indomável." Mahatma Gandhi