terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Qual exemplo você tenta mostrar?!

Feliz da vida com meu novo "carro" para ir trabalhar: uma Caloi terra. Parecia uma criança em cima da bike -literalmente.
Voltei a ser EU depois de 8 meses: independente, dona do meu próprio veículo de locomoção, sempre com mochila, capacete pendurado, parecendo 24hrs o ano inteiro que estou numa corrida de aventura. A corrida é a minha vida.
Treinar é estilo de vida; é carregar sacola de supermercado e frutas da feira no guidão da bicicleta; é trabalhar; correr, subir pra cima e pra baixo. É cumprir com as obrigações de casa -limpeza, louça, roupas, serviços sem fim- e ainda conseguir cuidar de nós mesmos -cabelo, unha, depilação, isso e aquilo..
Eu realmente não preciso de uma Kestrel, uma Trek, uma Specialized... -desejo, mas, de fato, não preciso. Simplicidade te faz ir longe, junto com nossos sonhos.
Ironman 2012? NÀO!
Ironman life.

Essa é uma mensagem para todos que acham que Ironman é treinar de fevereiro a maio. E pra todos que acham que Ironman é desfile de bike e equipamento.
Pra todos que acham que Ironman é gente rica de alta classe social, que a família sustenta e que dá um jeito de fazer o horário no trabalho e ficar horas a fio treinando.
Esse é pra todos os Ironman que se acham superiores por terem o privilégio de treinar uma modalidade como o triathlon.
... e assim segue.
Meus caros, Ironman é estilo de vida. Ironman é dureza. Ironman DE VERDADE MESMO são poucos os que realmente são e fazem.
Quem deseja faz QUALQUER coisa com o que tem - o material que tem, o tempo que tem, os locais que têm.
Oportunidade se cria, não se é recebida.
Simplicidade e humildade são a base da vitória.
Sonhos nós realizamos dando duro. Duro de verdade; dia após dia; ano após ano. E não 5 meses no ano, com uma folga de 7, ou mesmo 1. Quem se prepara para o Ironman se prepara durante a vida toda. Os anos do evento, as datas, pouco importam, pois objetivos a gente coloca em todos eles.
Ninguém aqui é vítima, mas todos querem que sua estória de superação e heroísmo seja contada por ser mérito de medalha. 
Apesar do esporte ser sensacionalista, não são todos os que merecem medalha de verdade.

Quando dizem que nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo. Sim, isso eu tento todos os dias. Eu não falo apenas, porque falar é fácil. Difícil é fazer; mostrar.
Ser diferente não apenas por ser diferente. Mas por acreditar no que se é.
Seja você.





3 comentários:

  1. Luiza, gosto de vc e gosto dos seus pensamentos...

    mas... menos tá ?

    Conheço umas 400 pessoas (que trabalham diariamente próximo de mim) que tem uma vida dura.
    350 delas são mulheres.
    Trabalham aqui na empresa num trabalho braçal, muitas vezes 10h por turno... tem filhos, casa pra limpar, roupa pra lavar, comida pra fazer, depilação, unha e cabelo pra cuidar... e ninguem chama isso de Ironman Life.

    Isso é a vida.

    Concordo com vc que ninguem deve ficar se achando por fazer Ironman.

    Ironman é um esporte maravilhoso sim... mas é só um esporte... e no Brasil, de gente que pode pagar, sim.

    Só que também acho que vc não deve ficar fazendo uma comparação da sua vida com o Ironman.

    Sua vida é sua vida... Iroman é Ironman.

    E cada um com suas prioridades

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Oi Ciro,
    Obrigada pelo comentário e sinceridade!
    Vou pensar no que vc disse.
    O que quis dizer é que estilo de vida de Ironman é a união de tudo que você faz parte da vida com o treinamento físico.
    O desgaste físico que a vida proporciona podem e devem ser aproveitadas como uma maneira de treinamento esportivo. Sem especificidade, mas é base, é a força, a resistência..
    Quando um atleta é amador, e faz tudo que você falou, turno de 10hrs, etc e tal, é muito difícil conciliar essa vida com um treinamento adequado. E as pessoas vão perguntar, pra que um indíviduo que tem uma vida assim, quer treinar algum esporte?? Não vai treinar, e nem quer treinar. Eu digo que vai e que pode querer.
    Ciro eu não tenho filhos e nem responsabilidade de sustentar outra pessoa fora eu mesma. Mas escrevi o texto com base na minha realidade. Sempre tive roupa pra lavar, faxina pra fazer, higiene pessoal pra fazer, estudo pra ser feito, horário de trabalho a ser cumprido, supermercado pra fazer, etc e tal...
    Acredito que as pessoas separam demais o esporte da vida. Para quem é amador, o esporte deve ser parte da vida, não obrigaçÃo. Porque obrigaçÃo todos já tem o dia todo. Certamente não vai ser prioridade número 1, mas vai ser uma das prioridades.
    Minha vida é minha vida. O esporte faz parte dela. Em diversos momentos digo que o esporte é minha vida. Que nÃo sou nada sem ele. Isso é exagero sim. Somos muito mais e temos muito mais além do esporte. Isso é verdade.
    Desculpe meu atrevimento. Eu tenho um turno de 8hrs apenas. PRA MIM, quem trabalha turno de 10hrs, e faz tudo o que vc falou, pode nÃo chamar isso de Ironman life. Mas, me desculpe, sÃo pessoas de FERRO. Tenho certeza absoluta, que um dia deles é muito mais exaustivo do que um dia de Ironman.
    E quanto a prioridade, concordo que muitos atletas, tem família, trabalho, etc e tal, e fazem o que conseguem para largar no IM. Minha crítica não foi para eles. Minha crítica é para muitos que conheço, que se inscrevem para fazer por puro status. Eu defendo o esporte como parte da vida das pessoas, como prazer e acredito sim que ele deva ser prioridade na vida de todas as pessoas (não prioridade número um, mas um hábito diário), mesmo aquelas que citei como de FERRO e que provavelmente nÃo tenham energia e nem o hábito de atividade física. Mas já trabalhei com programa de corrida em fábricas com pessoas como você citou, e tenho minhas opinióes. Quantos lixeiros/garis são campeões de maratonas, e quantas pessoas consideradas fora do círculo socioecômico sÃo, de fato, vitorisosos? SÃo poucos e raros, MAS existem! E isso basta pra provar que é possível e que mesmo essas pessoas tem desejos e tem possibilidades de juntar a dura realidade com a participação esportiva em suas vidas.
    Grande beijo

    ResponderExcluir