sábado, 14 de janeiro de 2012

O sucesso

 Não por coincidência tudo na vida parece pertencer a um sistema integrado. Por algum acaso tudo que vim me ocupando intelectualmente, atualmente, parece cair nesse tema, sem que eu tenha ido em busca dele. Desde a pesquisa do meu futuro e esperado mestrado (envelhecimento, endurance e sucesso); livros emprestados; até os cursinhos a longa distância (online) em busca de novos conhecimentos ou perspectivas que sejam outras que não da minha área profissional -entretanto, dentro de qualquer área da vida diária.

 Todo conhecimento científico e prático do esporte pode ser aplicável na vida, seja em business, seja em casa, nos relacionamentos, em tantas outras atividades. O mesmo pode-se dizer dos conhecimentos de gestão, por exemplo; podemos aplicá-lo no esporte.

Assim, a receita do sucesso parece ser reescrita diversas vezes, em diversas formas, em diversas linguagens.Não existe segredo.Todos, sem exceção alguma, colocam como base o "hard work" e anos de  dedicação. Talento, experiência, e logo o sucesso pode ser direcionado à liderança. O estudo se aprofunda à líderes políticos, sociais, empresários, atletas, etc. As qualidades, as atitudes, crenças, visões e o que elas construíram para as futuras gerações são abordadas como "the legacy".
Grande parte das pessoas que percorreram este caminho  sabiam ou sabem  da importância de atingir o sucesso e posteriormente poder usufruí-lo para fazer o bem aos outros.
Acredito que um campeão não deve ser apenas aquele com a medalha de ouro. Lógico que este para alcançar o título vai ser exemplo de desejo; dedicação; determinação; etc e tal. Entretanto, por quantas décadas um indivíduo pode passar em busca do sucesso ou da manutenção do mesmo sem se importar em construir algo mais?!

Estar sempre ciente e desejar sempre aprender novos conhecimentos e novas habilidades; ter consciência de que ninguém é melhor ou pior que ninguém; aprender, respeitar e celebrar diferenças que existem entre as pessoas -culturas, físicas, étnicas, etc-; aprender com erros e acertos próprios e dos outros; saber que se a gente pode, todos também podem, a diferença é o trabalho, a dedicação, o comprometimento; tornar todos ao seu redor bem sucedidos tornará você mesmo; não agir como Sr. sabe-tudo....  A lista de qualidades de um líder segue...

O que pretendo transmitir nessa mensagem, citando tudo isso, sem ao menos explicar detalhamente tudo?
Pretendo simplesmente dizer que realmente concordo com o Nelson Mandela, quando disse que o esporte tem o poder de mudar o mundo. Tenho minhas próprias teorias-defesas para essa afirmação.
O que vejo claramente é o poder de um atleta, nesse caso, eu própria, na sua própria influência na sociedade. Neste caso, não apenas nas cidades onde vive ou passou, e nas pessoas que acompanham paralelamente a jornada -preparação, luta, obstáculos-; não apenas as pessoas e "amigos" da rede social que leiam frequentemente alguns posts, ou mesmo os seguidores deste blog.

E quando penso nesse blog, sei que palavras geram impacto. Palavras influenciam. Palavras inspiram e motivam. Elas têm o poder que apenas elas possuem. Atletas podem seguir o mesmo caminho. E palavras de atletas podem dublicar esse efeito.

Tenho lido comentários de pessoas que eu jamais imaginaria que estaria acessando meu blog. Não apenas pelo fato de eu não divulgá-lo, mas por subestimar o poder das palavras de uma atleta meramente amadora em um país como o nosso e circunstâncias reais.

Diversas pessoas fazem questão de me elogiar e se declarar como seguidor torcedor. Mas tantas outras, eu sei de fato, se intimidam em falar comigo. Pode ser cômico e pra mim "semideuses e ídolos", hoje em dia, só existe quando esses são famosos, artistas, cantores, etc. Só que nessa era, em um país chamado Brasil, a verdade é que as pessoas são carentes de bons exemplos. Essa é a verdade. Qual o exemplo da atriz X que cada semana namora um homem diferente, do cantor da banda Y que vende milhares de discos com o hit "Bumbum xumxum", da participante do BBB que sai na playboy, e do jogador de futebol que segundo tradição estabelece o estilo do corte de cabelo de todas as crianças do país. Qual o exemplo dos nossos políticos e nossos líderes?! Somos liderados por desonestos. Nosso país está chorando por exemplos. E não fico mais surpresa por eu ser considerado um bom exemplo, e fatos inéditos -e bizarros- mostrar que devo considerar com mais responsabilidade e consciência que minhas palavras, tanto quanto atitudes mostram ser exemplos.

Hoje, reflito sobre esse cenário. Por diversas razões: por estar numa idade em que o foco é sempre EU na visão de que se não construir oportunidades para mim, ninguém vai;
por achar que é o momento de passar adiante toda a ajuda que foi dada para uma atleta amadadora diante de obstáculos e da falta de apoio;
para me sentir parte de um sistema integrado.
Penso que se todos se ajudassem com o que estiver ao seu alcance, sem precisar de grandes sacrifícios, o mundo seria melhor. As pessoas têm essa possibilidade, mas são poucos ainda que possuem essa visão e a colocam em prática. E se pensarmos nas pessoas bem sucedidas, essas fazem parcerias com outras pessoas bem sucedidas. Talvez por saberem da dificuldade de se chegar lá, muitas vezes, sozinho. Mas é totalmente óbvio e normal pessoas bem sucedidas desejarem estar ao redor de outras pessoas bem sucedidas.

A minha busca pelo sucesso e perfeição não se espelha no narcisismo "quero ser o melhor de todos e que todos me amem". Muito pelo contrário. Nunca precisei da aprovação e auto afirmação; já não posso negar que o reconhecimento pode existir em paralelo, mesmo não sendo motivo de atuação em primeiro lugar.
No entanto, para muitas dessas perguntas que venho fazendo a mim mesma, a resposta é porque eu quero sempre mais, e porque sou o melhor que consigo ser no que estiver fazendo.

 Enquanto eu permaneço na busca pelo sucesso em tudo que eu me proponho fazer, me despeço na reflexão de como posso pemanecer vivendo e repassando todos esses ensinamentos do esporte e da vida para um propósito maior e mais prático do que apenas escrever e agradecer. Certamente, novos projetos virão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário