domingo, 8 de janeiro de 2012

Janeiro

Ano novo chegou acelerado. A realidade é que esse fim de ano foi diferente. O calendário não ajudou, entretando, não foi apenas isso.
Natal passei em casa, com mãe, irmãs e avós. Domingo foi um dos dias mais tediosos da minha vida, tudo fechado, maior calor, interompi a festa do meu vizinho da frente pra cair na piscina dele. Rsss. Ele sempre me convidava pra ir lá na piscina e eu nunca ia. Ele gostou, os convidados me acharam uma louca que surgiu do nada pra pular na piscina aonde não conhecia ninguém. Rss
Segunda passei a entrar mais cedo na academia, e tive que me virar sozinha na loucura. Ninguém esperava que viesse tanta gente nadar nessa semana, mas veio. Estava sozinha, me dividindo entre aula de hidro e natação tudo ao mesmo tempo. Acabei o dia as 10 da noite sem ter comido nada desde meio dia, sem ter tomado banho, e emendado treinos com horário de entrar no trabalho. Estava tão cansada, que pensei que talvez, essa fosse ser uma das piores semanas.. O resto da semana foi cheia, mas foi melhorando. O horário de pico ficou mais concentrado e tive uma ou duas horas pra sentar, ler, escrever, descansar, comer, e ai mandar bala.
Ano Novo foi um desastre. Muita chuva. Cansaço. Fui pra uma festa lá na pqp, numa serra entre Valinhos e Itatiba. Me perdi pra voltar. Ia pra outra festa, retornei pra casa, comi e fui pra cama 23:30. Era a única coisa que desejava fazer e infelizmente, a única pessoa que desejava estar junto, eu mesma. Foi bom. Descansei. Domingão fiz um longo de corrida muito bom. Tudo vazio, na chuva. Gostoso. Tudo o que precisava. Durmi a tarde toda.
Começou outra semana. Me dividi entre os treinos, que já estão apertados, a academia, o projeto de mestrado (muita leitura e estudo), uns cursos gratuitos de longa distância pela internet, os livros que tanto gosto de ler, isso e aquilo (obrigações do dia-a-dia).
Além dos acontecimentos básicos desastrosos que acontecem, como por exemplo eu estar uma semana sem quarto, pois ele foi interditado devido a cupim na escrivaninha. Fui fazer uma faxina, e lá estava. Se infiltraram por baixo dela, comeram um livro magnífico da "História da pintura", minhas fotos, tanta coisa, que fiquei triste. Como a parte de baixo onde estava tudo isso, eu praticamente não mexia; se foi. Praga.

Os treinos da nova temporada

Meus treinos estão mais ou menos assim: natação diariamente de segunda a sábado, volume de pelo menos 3km. Utilizei 2 ou 3 semanas após o Cabra pra me focar na técnica e intesidade de A2, muito exercício de alongamento de braçada, força de braçada, correções de craw, correção da cabeça, correção, correção, correção. Foi bom, teve resultado. Estou nadando mais rápido.
Ciclismo e corrida estão se intercalando. Uma semana ando fazendo, 2a, 4a, 6a e domingo de ciclismo, e outra a mesma coisa de corrida. Sempre intercalando um dia de corrida e outro de ciclismo.
Daqui em diante um ou dois dias com transição ciclismo-corrida.
O longo do ciclismo já está me maltratando porque ando focando em sair forte e permanecer forte o máximo de distância que conseguir, ou seja, atá quebrar. Ando dando um passo pra trás quando saiu na porta, porque  está dolorido. Mas asism que tem que ser. De corrida a mesma coisa. A vontade de não sofrer anda me pegando, mas tenho que ir.
Estou conseguindo malhar 2 vezes na semana, 3 apenas na semana entre Natal e Ano Novo. O treino está parcialmente funcional, e em duas semanas vi melhoras significativas na corrida e no ciclismo devido ao treino. Ando alongando muito também, o que pra mim signifca não ter dor muscular, ter maior amplitude de passada na corrida, ter melhor postura, entre tantos benefícios. Alongamento pra mim é tudo. Se eu falar que uma dor crônica que estava tendo no ciclismo era diretamente relacionada a falta de alongamento, muitos vão rir. Mas eu sei o que é importante ou não pra mim. Eu observo, percebo, faço testes.

Patrocínio esse ano é nulo. Apoio apenas 3T.
Calendário esse ano sei apenas do primeiro semestre. Oficial tenho apenas Long Distance Caiobá e IM Brasil. O resto serão treinos de qualidade, simulados de olímpico que pretendo fazer todo mês e ir comparando a evolução, e travessias. Segundo semestre penso em voltar pro Cabra pra correr de verdade, e um 14 bis antes.
O principal do ano, com certeza, vai ser IM Brasil, em que já estou treinando há 6 meses pra ele, e o qual tenho uma grande meta de tempo que pretendo fechar. Por isso ando treinando tão forte por tanto tempo. O tempo eu não digo. Apenas digo que será o melhor tempo de IM que já fiz. Esse é o objetivo. E vou fazer de tudo pra alcançar esse objetivo. Se não conseguir esse ano, não ficarei triste, ficarei decepcionada, pois eu sei do meu esforço e disciplina. No entanto, penso que o esforço de hoje, um dia vai me trazer retorno, demore o que demorar. Pode não ser esse ano, ou quando eu quero. Esse dia chega. Eu vou correr atrás do que eu quero, pois sonho, acredito, e vou atrás.
Como diz James Citrin, do livro excelente que estou lendo, " Objetivo é um sonho com um plano".
E pra finalizar o post "a la diário" de hoje, vou deixar um trecho desse mesmo livro que estou lendo, e que me identifiquei muito, pois sou uma pessoa que não consegue ficar parada, está sempre colocando objetivos pequenos, grandes, no esporte, na vida, e me dedicando para alcançá-los.

"Achiever describes a constant need for achievement. You fell as if everyday starts at zero. By the end of the day, you must achieve something tangible in order to fell good about yourself. And by "everyday" you mean every single day; workdays, weekends, vacation. You have an internal fire burning inside you. It pushes you to do more, to achieve more. After each accomplishment is reached, the fire twindles for a moment, but every soon it rekindles itself, forcing you toward the next  accomphishment."

Que todos os achievers que estão lendo tenham sucesso nos pequenos objetivos e desafios diários impostos, e principalmente, nos maiores, de longo prazo.
Beijo
Lu

Um comentário:

  1. Lu, quando você fala nessa vontade de "não sofrer"...nossa, como me identifico esse momento seu.

    E, o pior, não tem nada na planilha a respeito, né? :-))))

    E também resolvi encarar dois treinos de musculação, uma mistura de funcional com um pouco de exercícios estáticos também...

    Mas é duro. As vezes me pego pensando "nem dá para pensar em fazer o Internacional de Santos, imagina um IM"...

    E fico olhando o facebook e todo mundo colocando aqueles treinos insanos...ninguém se cansa, ninguém quebra, todo mundo parece que é de ferro mesmo.

    Bom ler esses textos seus. Ai eu volto a acreditar que triathlon dói mesmo porque é natural que seja assim e que depende do esforço de cada dia em meio a tantas outras coisas que também merecem nossa atenção, como trabalhar, estudar e ler...

    Enfim, coisa de gente...

    ResponderExcluir